05 abril 2013

2 Doce de Uvaia

 Quando vim morar aqui há alguns anos já tinha uma árvore em tamanho médio no pátio de casa. Eu não tinha certeza mas parecia ser igual á uma que tinha no sítio quando eu era criança Quando apareceu a primeira frutinha não tive mais dúvidas, era  a "azedinha". Minha vizinha certa vez me perguntou que fruta era e comentei que conhecia com azedinha, mas devia ter outro nome.Então ela falou que se parecia com uvaia.Fui pesquisar na net e acho  que realmente é uvaia. A fruta é "azedinha" por isso o nome que eu conhecia, mas quando está bem madura é doce. Neste ano foi a primeira vez que deu muita fruta, tanto a árvore  como o pátio ficou amarelo de tanta fruta.Foi então que pensei em fazer um doce, afinal não há fruta que não tem o seu valor em culinária não é mesmo? Pesquisei na net  e encontrei várias receitas,descobri se tratar de uma fruta muito usada para acompanhar sorvetes e outros pratos de culinária.Por fim  acabei fazendo o doce do meu jeito mesmo, sem adição de água como a maioria das receitas pedia, já que a fruta é suculenta e ficou com um sabor incrível. No fundo um sabor mais intenso e um pouco ácido, misturado com o doce,aprovado! O mais difícil foi colher as frutinhas já que a árvore é imensa e com caule liso, sem galhos baixos. O jeito foi pegar uma escada e colher dos galhos que consegui alcançar, mas valeu a pena.Já pensei em várias receitas onde vou usar o doce, aguardem que logo, logo estarei postando aqui!



Ingredientes:
Uvaia(usei um pote de 2 litros cheio da fruta ainda com semente);
 Açucar (a metade da quantidade da fruta  sem a semente);
Misture o açucar e a uvaia sem a semente e leve ao fogo.Vá mexendo e assim que a fruta começar a amolecer vá amassando com a colher de pau para que se desmanche mais.Cozinhe até achar que o ponto está bom.Eu deixei cozinhando mais ou menos 1:30h para ficar bem consistente.


2 comentários:

  1. Olá Clau,
    a minha mãe plantou uma arvoré desta fruta. Nunca demos importância a ela. Coitadinha! Ela dá frutos, eles caem. E lá ficam apodrecendo. Certa vez fui apanhar alguns do chão para retirar os bichinhos de dentro para alimentar um bem-te-vi filhote. Mas vendo esta compota que vc fez, vejo o quanto não demos valor a ela. Vou esperar dar frutos novamente, para aproveitar e fazer uma compota, geléia. Agora ela não tem um se quer para contar.
    Aproveito e venho lhe convidar para conhecer o meu blog e me seguir http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Suco de uvaia maravilha aaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...