11 outubro 2012

8 Torta de Banana

 Enquanto chove lá fora,(espero que no feriadão tenha sol), eu resolvi dar um destino ás bananas que colhi no quintal semana passada e que como sempre amadureceram todas de uma vez.Eu considero uma das frutas mais práticas para se comer, além de ser muito saborosa. Já pensaram em como é fácil descascar e comer uma banana?Não precisa de faca,ela tem sementes quase invisíveis e acima de tudo é muito nutritiva, com muito potássio e fibras.Existem muitos doces com bananas e até hoje confesso não ter provado nenhum que não fosse saboroso.Há muito que não fazia essa torta de banana, então foi a escolhida do dia.O melhor de tudo(além é claro de comer a torta depois rsrsr) foi o cheirinho delicioso que pairou aqui na cozinha....que tal fazer para acompanhar o café da tarde?Eu já estou providenciando o meu café rsrrsr....


Ingredientes da massa:
( eu usei uma receita e meia).
100 gr de manteiga  com sal temperatura ambiente;
02 gemas;
1/2 xícara de açucar;
11/2 xícara de farinha de trigo;
01 colher (chá) de fermento em pó;
essência de baunilha;
01 gema para pincelar;
Recheio:
12 bananas nanica;(eu usei banana-prata, então foram 20)
06 colheres (sopa)de açucar;
01 colher(sopa) de açucar de baunilha;
02 colheres(sopa) de farinha de trigo;
canela em pó;gotas de limão;
Corte as bananas em rodelas não muito finas.Misture o açucar e algumas gotas de limão e leve ao fogo,conte mais ou menos cinco minutos ao começar a cozinhar,mexa com cuidado para não amassar muito a banana e retire do fogo.Misture a canela em pó, farinha e o açucar de baunilha e reserve.
Massa: Misture com a ponta dos dedos até obter uma massa que solte das mãos.Se precisar acrescente um pouco mais de farinha.Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível.Reserve um pouco da massa para decorar.Coloque o recheio.Faça cordões com a massa e trance sobre o recheio.Pincele com uma gema e leve para assar em forno pré-aqueciso 180°C por mais ou menos 45 minutos.Sirva morna ou fria.Se quiser pode acrescentar pedaços de goiabada sobre a torta antes de assar.

8 comentários:

  1. Clau não conhecia esta torta, mas parece ser muito boa mesmo, estou salivando.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Nunca comi bolo de banana , mas achei esse lindo e com um aspecto bem apetitoso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Banana... tudo de bom!! Esta torta parece maravilhosa!! E se as bananas foram colhidas no quintal de casa, aí não tem preço! Quando eu morava em casa consegui colher bananas várias vezes e são maravilhosas, bem diferentes das compradas no mercado. Imagino o quanto especial ficou essa torta!

    ResponderExcluir
  4. Que apetitosa, maravilha de sugestão!

    ResponderExcluir
  5. humm ja estou e imajinar o cheirinho que deixou na casa humm pois ela esta 5* parabens bjs bom fim de semana

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    obrigada pela visita la no meu cantinho,volte sempre.
    Adorei a receita da torta.
    eu amo banana e qlquer coisa q se faça com ela.
    beijos
    boracozinhar-lu.bloogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ¡Qué bella propuesta! abrazos y abrazos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! É um prazer conhecer seu blog. Sua torta está lindíssima. Parabéns! É verdade, banana é uma fruta prática e, sobretudo, muito gostosa. Beijos, Paula www.executivadepanela.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...