29 novembro 2009

2 Bolo de Mandioca e Queijo

Mandioca,aipim,macaxeira...são tantos nomes que às vezes confundem,mas esse é o nosso Brasil com suas várias culturas.....Me criei conhecendo essas raizes como mandioca e quando vim morar aqui no litoral de SC, comecei a chamar aipim,no Nordeste é macaxeira.Bom,mas não importa o nome,pode-se fazer delícias ou simplesmente apenas cozinhar como acompanhamento de vários pratos.Sábado chuvoso,mandioca na geladeira esperando para ser usada,foi então que lembrei em fazer um bolo de mandioca,pois,como estou com uma amiga da Espanha aqui em casa,seria uma maneira de fazê-la provar essa delícia.Mas como já havia testado uma receita e não gostei do resultado fui a procura de outra e eis que descubro várias....mas me decidi por uma que encontrei no blog cozinhaepoesia.blogspot.com, lá está tudo detalhado,o que facilita muito  na hora do preparo,e então mão massa(quer dizer na mandioca rsrsr). O resultado foi maravilhoso,um bolo macio,delicioso que foi super aprovado por todos e até pela minha amiga espanhola que já pediu a receita.Eu segui o conselho da autora do blog e fiz numa forma de aro removível  que facilita na hora de desinformar o bolo.



Ingredientes:

3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar – querendo menos doce use um pouquinho menos
3 colheres (sopa) de manteiga – por favor prefira a manteiga aqui, pode ser com sal
1/2 xícara (chá) de queijo meia cura ralado – pode-se usar o parmesão sim!
1/2 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de mandioca ralada na parte fina do ralador - aperte bem na xícara para medir
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Coloque a mandioca sobre um pano fino e esprema muito bem, até ficar bem seca como se fosse coco ralado.
Será muito mais fácil e o resultado muito melhor se esse processo for feito aos poucos. Depois de bem espremida, esfarele-a com um garfo e reserve.

Na tigela da batedeira bata a manteiga com as gemas e o açúcar até ficar uma mistura leve e esbranquiçada. Se estiver difícil de bater, adicione 1 ou 2 colheres do leite (foi o que fiz).

Junte a mandioca reservada, o leite e o queijo ralado, Bata somente para misturar. Adicione por fim o fermento e as claras batidas em neve com suavidade.

Passe a massa para uma forma (essa tem aprox. 20 cm de diâmetro) muito bem untada com manteiga ou margarina e enfarinhada.

E leve ao forno preaquecido na temperatura média, em torno dos 180º. E asse até dourar bem, cerca de 40 minutos. Teste inserindo um palito que deverá sair seco.

Desenforme somente depois de totalmente frio.


OBS- A mandioca deve ficar bem sequinha, como se fosse coco fresco ralado.

2 comentários:

  1. Boa tarde Clau!
    Passei para agradecer sua visita...,e adorei seu blog!Essa receita do bolo deve ser divina,adoro bolo de mandioca,me remete à infância...,naquele tempo então parecia tudo mais gostoso...,a canjica q. minha mãe fazia era mto boa e eu nunca conseguí fazer igual.Deve ser coisa de infância ou de mãe rsrsr!
    Ótima semana pra vc,t+!

    ResponderExcluir
  2. Olá Clau!!! Sim tem aspecto sequinho como se fosse coco!!! EU GOSTEI MTO!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...