28 outubro 2009

4 Manjerona e Manjericão


Conta uma lenda que o príncipe Amáraco, filho do rei de Chipre, dedicava-se à arte de fabricar perfumes. Um dia, ele conseguiu criar uma fragrância única, surpreendentemente agradável, e ficou maravilhado com sua criação mas, ao carregar o jarro que continha este perfume, deixou-o cair ao chão e quebrar-se, perdendo o raro perfume. Profundamente entristecido, o jovem começou a definhar, até morrer. Reconhecendo a dedicação do jovem príncipe, os deuses transformaram seu corpo sem vida numa planta muito aromática: a manjerona, também conhecida como amáraco.
          A mitologia grega faz referência à manjerona como a erva preferida de Afrodite, a deusa do amor, que a teria usado para curar as feridas de Enéias.
          O povo grego considera a planta como simbolo da felicidade.
          Usada na Antigüidade como afrodisíaco, também apresentava propriedades relaxantes: o poeta Virgílio destaca seus poderes para favorecer um sono repousante e tranqüilo.
 De odor penetrante, sabor quente e levemente picante, a manjerona pode substituir o tomilho (ou ser combinada com ele) em algumas receitas, sendo o condimento preferido para temperar assados, molhos para carnes, costeletas, etc. Nas pizzas e molhos de tomate, cumpre com louvor a função do orégano. É preciso observar, porém, que a manjerona é mais doce e perfumada que estas ervas.


Fonte: Rose Aielo Blanco (http://www.jardimdeflores.com.br/)

O manjericão também tem suas lendas e crendices.Cultivado por gregos e egipcios,ainda hoje é usado em diversos pratos,pelo mundo todo.Os italianos consideravam a erva do amor.Os gregos tinham a planta como a "rainha das ervas" e também como simbolo de luto.

Eu tenho meu canteiro onde procuro cultivar algumas ervas,entre elas está a manjerona e o manjericão e estou tentando que minha hortelã sobreviva ao ataque de fungos...

4 comentários:

  1. Adorei! Eu sempre tenho manjericão plantadinho em casa! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro as ervas e temperos...eu tenho várias nos vasinhos.
    Calda de fumo acaba com os fungos. É só deixar um pedaço de fumo de corda bem picado de molho em água por 3 dias e depois aplicar na frente e no verso das folhas com borrifador...é batata!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que legal! adorei o post. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica Lourdes,vou fazer isso.Bjos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...