29 outubro 2009

21 Como Fazer Farinha Integral....

 Eu sempre achei exagero o preço da farinha integral,aliás,tudo que é integral custa mais,por quê???Sinceramente não sei(?).Assim como todos produtos diet,é uma loucura o preço.Tenho um irmão diabético e sinceramente,quando vou comprar alimentos diet fico surpresa com os preços,até hoje não entendi porque tudo que é diet custa mais caro!E muito mais caro!!!!Por isso quando uma amiga que fez gastronomia me ensinou fazer farinha integral,adorei a idéia e desde então nunca mais comprei farinha integral pronta,eu mesma faço.(muitas vezes compramos pão integral e nem sabemos se é mesmo integral,já  soube que às vezes a cor é devido ao pó  de café que adicionam aos pães).Claro que nem todos agem desta forma,mas eu tenho minhas dúvidas sempre que compro algo integral...Muitas vezes compramos gato por lebre.Para quem  quiser aí vai a receita e fica mto boa,igual àquela que é comprada por um preço absurdo.Eu já fiz várias receitas e foi aprovada.
Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo branca;
2 xícaras de farelo ou fibra de trigo;
2 colheres (sopa) de gérmen de trigo;
Misture tudo bem e está pronta sua farinha integral.Use em suas receitas a vontade!

21 comentários:

  1. Você e suas ótimas diicas!!! Adorei!!!
    Muitas vezes eles vendem farinha enriquecida com ferro, etc, e dizem que é farinha integral...principalmente os pães de forma pseudo-integrais!

    Vou fazer essa receita!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Puxa, que dica legal!!!
    Tem dias que meus filhos pedem o mingau...e justo quando não tenho nenhum na dispensa de casa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Agora a gota de chocolate vai para você, sortuda! Ganhou o sorteio do meu blog.
    Passa lá pra ver instruções!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica. Deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Oi, essa farinha integral é melhor do que a branca, pois possui fibras, mas a moagem do grão integral do trigo traz maiores benefícios para a saúde. Parabéns pelo seu desejo de ajudar seus seguidores a terem uma saúde melhor.

    ResponderExcluir
  6. Trabalho em moinho de trigo e faço farinha integral para clientes a mesmo preço de farinha normal! O problema do preço que tem por ai, deve ser pelo fato de ter que processar antes a farinha e é difícil, sem moer o trigo totalmente e ainda assim sair farinha!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria de saber como se adquire farinha de trigo integral MESMO, sem a farinha branca. Será que é só moer o trigo "in natura" e se adquire a farinha 100% integral? Alguém aqui conhece algum site que ensina fazer isso em casa???? Procurei na internet e não achei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,se você consumir o grão in natura estará consumindo farinha branca também, pois é dele que são feitas ambas,sendo que a integral além do amido fica com as fibras e gérme que a branca perde.. A farinha branca está presente na integral, não existe outra maneira.Pelo menos eu acho que não tem como separar ....se descobrir me indique.Obrigada por visitar meu blog.Abraços.

      Excluir
  8. Gostaria de saber e aprender como se faz a farinha 100% integral, sem adição de farinha branca..... Procurei por toda a NET e não acho... Alguém sabe onde encontro?????? Quero fazer na minha casa....

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica!!! Eu fiz uma receita com farinha branca, trigo para quibe (hidratado com água), aveia e linhaça. No entanto, depois de um dia ou dois o pão começa a embolorar, acredito que seja pela água do trigo (no processo de hidratação). Gostaria de saber se você teria alguma dica para que isso não ocorra.

    1kg de farinha branca
    1 xíc. de trigo para quibe
    100g de aveia
    100g linhaça



    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz uma receita com farinha branca, trigo para quibe, aveia e linhaça. Hidratei o trigo para quibe, deixei escorrer e misturei todos os ingredientes, porém, o pão depois de um ou dois dias começa e embolorar, não sei o motivo, mas a credito que seja pela água para hidratar o trigo. Gostaria de saber se você tem alguma dica para que isso não ocorra. Muito obrigada e ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica, desculpe a demora para lhe responder, mas ando meio ocupada e sem tempo para o blog. Eu nunca fiz essa mistura com farinha de quibe para fazer pão. Mas acho sim que deve ser por causa da água que o pão fica embolorado. Infelizmente não sei te dar uma dica, mas se descobrir publico aqui.Abraços.

      Excluir
  11. bom dia gostaria de saber quais são as farinhas que não contem gluteen?e como faço pra encontrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Natan, hoje em dia é fácil encontrar farinha sem glúten. Você encontra em lojas de produtos naturais e até em alguns mercados.Eu uso muito farinha de arroz, procure nesse site abaixo e vais conseguir tirar muitas dicas legais. Um abraço.
      http://www.icouldkillfordessert.com.br/receitas/sobremesas-sem-gluten-nem-lactose-por-mariana-muniz/como-fazer-farinha-sem-gluten/

      Excluir
  12. oi, gostei de aprender a fazer farinha integral. Estou testando bolinhos assados de aimpim com far de arroz. A far de arroz é boa, mas ao empanar fica gosto enjuado. Estou tentando tirar o glutem. Agradeço de me der receitas parecidas sem far de arroz para empanar. Já o cuscuz, e o bolo é uma delicia com far de arroz. Amei estar aqui. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia, realmnte a farinha de arroz tem um gosto enjoativo. Nesse site abaixo tem uma dica de farinha sem glúten para empanar assados.Eu nunca testei, mas me parece muito boa dica. Espero ter ajudado, qualquer dúvida me fale,obrigado pela visita volte sempre! http://www.lactosenao.com/receitas-sem-lactose/farinha-para-empanar-sem-gluten-e-funcional/
      site;

      Excluir
  13. Adorei as dicas, fiz hoje a farinha integral e pretendo usar amanhã. Gostaria de saber como guardar o que não foi usado, geladeira ou dispensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackeline, eu guardo na dispensa em um pote bem fechado, dura bastante tempo.Bjos e obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Posso trocar a farinha por integral na mesma porção?

    ResponderExcluir
  15. Ola Cleer, a receita é para conseguir fazer farinha integral....não sei se entendi sua pergunta.Você pode usar a integral comprada ou fazer essa receita para obter a integral e ai é so usar nas suas receitas. espero ter ajudado, obrigada.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...