Páginas

05 abril 2013

Doce de Uvaia

 Quando vim morar aqui há alguns anos já tinha uma árvore em tamanho médio no pátio de casa. Eu não tinha certeza mas parecia ser igual á uma que tinha no sítio quando eu era criança Quando apareceu a primeira frutinha não tive mais dúvidas, era  a "azedinha". Minha vizinha certa vez me perguntou que fruta era e comentei que conhecia com azedinha, mas devia ter outro nome.Então ela falou que se parecia com uvaia.Fui pesquisar na net e acho  que realmente é uvaia. A fruta é "azedinha" por isso o nome que eu conhecia, mas quando está bem madura é doce. Neste ano foi a primeira vez que deu muita fruta, tanto a árvore  como o pátio ficou amarelo de tanta fruta.Foi então que pensei em fazer um doce, afinal não há fruta que não tem o seu valor em culinária não é mesmo? Pesquisei na net  e encontrei várias receitas,descobri se tratar de uma fruta muito usada para acompanhar sorvetes e outros pratos de culinária.Por fim  acabei fazendo o doce do meu jeito mesmo, sem adição de água como a maioria das receitas pedia, já que a fruta é suculenta e ficou com um sabor incrível. No fundo um sabor mais intenso e um pouco ácido, misturado com o doce,aprovado! O mais difícil foi colher as frutinhas já que a árvore é imensa e com caule liso, sem galhos baixos. O jeito foi pegar uma escada e colher dos galhos que consegui alcançar, mas valeu a pena.Já pensei em várias receitas onde vou usar o doce, aguardem que logo, logo estarei postando aqui!



Ingredientes:
Uvaia(usei um pote de 2 litros cheio da fruta ainda com semente);
 Açucar (a metade da quantidade da fruta  sem a semente);
Misture o açucar e a uvaia sem a semente e leve ao fogo.Vá mexendo e assim que a fruta começar a amolecer vá amassando com a colher de pau para que se desmanche mais.Cozinhe até achar que o ponto está bom.Eu deixei cozinhando mais ou menos 1:30h para ficar bem consistente.


2 comentários:

  1. Olá Clau,
    a minha mãe plantou uma arvoré desta fruta. Nunca demos importância a ela. Coitadinha! Ela dá frutos, eles caem. E lá ficam apodrecendo. Certa vez fui apanhar alguns do chão para retirar os bichinhos de dentro para alimentar um bem-te-vi filhote. Mas vendo esta compota que vc fez, vejo o quanto não demos valor a ela. Vou esperar dar frutos novamente, para aproveitar e fazer uma compota, geléia. Agora ela não tem um se quer para contar.
    Aproveito e venho lhe convidar para conhecer o meu blog e me seguir http://taniafeijaodecorda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Suco de uvaia maravilha aaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para o blog continuar melhorando.Não deixe de comentar.....obrigada!