31 maio 2012

7 Bolo de Laranja

Para aproveitar as laranjas do quintal hoje foi dia dele,um bolo simples, porém com um sabor azedinho de laranja.

Ingredientes:
04 ovos;
02 xícaras de açucar;
02 xícaras de farinha de trigo;
01 xícara de amido de milho;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
01 xícara de caldo de laranja;
Bata os ovos com ao açucar.Adicione a farinha de trigo,amido de milho peneirados juntos.Acrecente o caldo de laranja aos poucos, até que incorpore na massa.Por último acrescente o fermento.Leve ao forno médio(180º) em assadeira untada aproximadamnete por 40min.
Obs: Para decorar faça um glacê com 03 xícaras de açucar e caldo de 01 laranja e cubra.

12 maio 2012

10 Pudim de Mamão

Em busca de receitas com mamão encontrei muitas de pudim. Decidi testar uma delas, afinal os mamões estão estragando,copiei  a receita aqui, fiz apenas algumas modificações e o resultado foi um pudim cremoso e muito gostoso que vai ser repetido mais vezes.
Para todas a s mamães Feliz dia das Mães!!!!



Ingredientes e Preparo:
1 mamão maduro, firme, de tamanho médio(eu usei 700gr)
 4 ovos;
1 lata de leite condensado;
1 lata de leite integral (medido na lata acima);
1/2 lata de leite de coco;(não usei)
1 colher (sopa) de manteiga;
2 colheres (sopa, rasas) de amido de milho;(usei bem cheias pois achei líquido demais)
1 pitada de sal;
2 colheres (sopa) de açúcar;
1 pitada de canela em pó;(não usei)
1 xícara (chá, menos um dedo) de açúcar cristal (para fazer a calda). Preparo :
Cortar o mamão em pedaços, retirar a casca e as sementes e levar ao fogo durante poucos minutos.
(nesta etapa acrescentei as duas colheres de açucar).
Retire do fogo e deixar esfriar; em seguida, bater no liquidificador juntamente com os demais ingredientes, até a massa ficar bem homogênea. Reservar.
Para fazer a calda, queimar o açúcar, por poucos minutos, formando uma calda morena, e virar na fôrma de pudim para caramelar.
Colocar a massa na fôrma e deixar em banho-maria durante cerca de 30 minutos.(o tempo que levou foi uma hora).
’’’Obs:’’’ Se não tiver fôrma de pudim, colocar uma fôrma comum, coberta, dentro de um tabuleiro com água e levar ao fogo.
Para verificar se o pudim já está cozido, espetar um palito ou garfo – se estiver cru, o palito ou garfo ficará com massa.
Desenformar depois de frio e colocar na geladeira. Dica: Use sempre uma pitadinha de sal, mesmo nas sobremesas, pois apura o sabor doce (Ele dá mais sabor).

07 maio 2012

2 Nhoque de Batata

 Essa receita de nhoque encontrei "passeando" pelo blog PecadodaGula da Akemi.Ela fala tão bem da receita que decidi testar também e concordo com tudo, a massa realmente fica leve e aquele gostinho de batata dá um toque especial.Vai ser minha receita de ponta também.Vale a pena testar! Eu fiz com molho à bolonhesa que é meu preferido.



 600g de batatas;
 1 gema
1 colher (sobremesa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo (e mais um pouco para enfarinhar a mesa)

Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor ainda quentes. Deixe esfriar e junte o sal, a manteiga, a gema e a farinha e misture bem. Jogue bastante farinha na bancada e enrole a massa formando cordões (tipo uma cobrinha). Corte os nhoques e vá colocando numa superfície bem enfarinhada. Depois de pronto, cozinhe aos poucos numa panela funda (espagueteira) com bastante água e um fio de azeite, quando eles subirem já estarão cozidos. Escorra num escorredor ou peneira ou vá colocando direto no molho de tomate que deverá estar prontinho e quentinho esperando.

03 maio 2012

1 Mamão e Chuchu ao Molho Branco

 O quintal aqui de casa tem três mamoeiros e todos estão carregados. Distribuo para a vizinhança e mesmo assim ainda sobram muitos.Já fiz doce, faço suco,vitamina, enfim ainda bem que gostamos de mamão.Hoje ao colher alguns maduros acabei derrubando outro que ainda estava meio verde.Então surgiu a idéia de fazer ao molho branco,pois a consistência é parecida com o chuchu e por mais que muitos falam do "pobre chuchu",eu gosto e sempre tenho em casa. Então juntei  os dois e formaram uma ótima dupla na panela.Fiquei com receio do mamão ficar amargo, mas como já estava em fase de amadurecimento não fervi com vinagre como se faz com o verde.Mas ficou suave e deu um toque adocicado.Parceria aprovada.



Usei:
01 chuchu pequeno;
1/2 mamão ainda verde;
01 cebola picada;
1 caixinha de creme de leite;
um pedacinho de linguiça calabresa.
alho,pimenta,sal, óleo,noz-moscada, salsinha;
Descasque o chuchu e o mamão( o que usei já estava amadurecendo porém bem consistente) e corte em pedaços.Pique a cebola , alho e junte a calabresa picadinha.Junte tudo e com um pouco de óleo leve para refogar.Acrescente um pouco de água se necessário e assim que estiver cozido(al dente) misture o creme de leite e os outros temperos.Sirva ainda quente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...