11 dezembro 2009

4 Vou Me Ausentar....

Boas Festas!




À todos que me acompanham  vou ficar afastada do blog por um tempo.Férias????Não.Infelizmente não vou estar de férias,ao contrário,estarei trabalhando e o tempo vai ser curto para poder postar no blog.Mas em breve estarei de volta.Vou sentir saudades,mas sempre que der vou dar uma espiada e ver o que andam aprontando(rsrssr). Boas festas e não me abandonem,em 2010 eu voltarei  e espero encontrar todos vocês!

09 dezembro 2009

9 Trufas de Chocolate

Natal chegando,época de abusar dos chocolates.Formiguinhas de plantão, aí vai a receita de trufas de chocolate.Na verdade a trufa tradicional é a banhada no chocolate,porém várias receitas foram  criadas e aperfeiçoadas ,e os bombons recheados com o mesmo formato foram sendo chamados de trufas.Eu costumo usar moldes para modelar as trufas,mas  as originais vindas da França,são banhadas no chocolate e cobertas com cacau em pó sem voltar para a geladeira.


ingredientes p/ recheio:
500 gr de chocolate ao leite
 1 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) de conhaque(opcional)

Derreta o chocolate em banho maria,junte o creme de leite e o conhaque e leve para gelar no mínimo 2 hs.

Para banhar ou modelar as trufas:

800gr de chocolate meio amargo
Derreta o chocolate em banho maria,dê o choque térmico(temperagem)(eu normalmente coloco o recipiente contendo o chocolate em uma vasilha de àgua fria) bata até que possa senti-lo frio ao toque.É preciso tomar cuidado para o chocolate não ter contato com a àgua.Colque nos moldes até cobrir com uma camada fina toda a superfície interna de cada molde.Deixe secar por cerca de 2 minutos na geladeira.(depende se estiver mto calor fica mais tempo).
Sobre a casquinha fina que se formou,coloque uma porção do recheio,que deve ficar um pouco abaixo da borda superior.
Ponha nova camada de chocolate temperado sobre o recheio,retire o excessso e deixe na geladeira até secar.Desenforme e embale.
***
 Se quiser pode  apenas modelar a massa do recheio em pequenas porções e banhar no chocolate e polvilhar com cacau em pó.
Rende aproximadamente 50 trufas.

06 dezembro 2009

5 Camarão na Moranga

Há algum tempo atrás postei uma receita de frango na moranga aqui no blog,hoje volto com a receita que é tradicional a ser feito na moranga que é o camarão.Depois de percorrer a feira e os mercados em busca por uma moranga do tamanho ideal e que estivesse com boa aparência,optei por esta mesmo, não estava bonita,mas acabei trazendo,afinal estava cansada da maratona de percorrer firas e mercados .Quem preparou esse prato foi meu marido, eu apenas colaborei descascando o camarão e é claro saboreando depois o prato já pronto.Apesar dele não ter aprovado muito a decoração,(os camarões queriam mergulhar no molho de qualquer jeito rs rs rs...),mas estava delicioso e achei que merecia ser postada.




Ingredientes:
1 kg de camarão médio descascado
1 moranga (20 a 25 cm de diâmetro)
600ml de leite(aproximadamente,depende do tamanho da moranga)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3/4 de azeite de oliva ou manteiga
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picado
1 caixinha(200gr) de creme de leite
pimenta do reino,sal,salsinha e cebolinha a gosto.
camarões inteiros para decoração(opcional)

Primeiro deve-se  cortar a tampa da moranga e limpar bem seu interior com ajuda de uma colher.leve ao microoondas com a tampa virada para baixo e vá cozinhando em potência alta,virando de cinco em cinco minutos até estar cozida.Reserve.

Coloque os camarões descascados em uma frigideira e leve ao fogo mexendo sempre até que fiquem rosados.Reserve a àgua que soltar para usar no molho.

Doure o alho e a cebola em um pouco do azeite (2 colheres).Adicione a àgua do camarão.

Dissolva a farinha no restante do óleo,dessa maneira não vai empelotar e adicione à cebola.Vá adicionando o  leite até obter um creme.Por último adicione o creme de leite, os camarões e os temperos. Despeje na moranga.Decore a gosto.

03 dezembro 2009

4 Cassata

Aqui está fazendo muito calor,típico desta época do ano e nada melhor do que uma sobremesa bem gelada para refrescar.É um dos doces que sempre faço muito no verão,pois além de ser a preferida da galera ,é prática e substitui  qualquer sorvete sem deixar a desejar.



Ingredientes:
creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite( a mesma medida)
5 gemas
essência de baunilha a gosto
 leve ao fogo até começar levantar fervura e reserve.

Base do doce:
200gr de chocolate meio amargo
200gr de creme de leite c/ soro
Derreta o chocolate em banho maria com o creme de leite e espalhe no fundo de uma forma de aro removível e leve para gelar no freezer.
Cobertura:
5 claras batidas em neve
6 colh(sopa) de açucar
1 lata de creme de leite(395g)
Bata as claras em neve,misture o açucar batendo até misturar bem.Acrescente o creme de leite e misture delicadamente.

Montagem:
Depois que o chocolate estiver firme,acrescente o creme de baunilha e sobre ele a cobertura e leve para gelar no mínimo 8 horas.Desinforme passando a forma sobre a chama do fogão e vire sobre um refratário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...