29 novembro 2009

2 Bolo de Mandioca e Queijo

Mandioca,aipim,macaxeira...são tantos nomes que às vezes confundem,mas esse é o nosso Brasil com suas várias culturas.....Me criei conhecendo essas raizes como mandioca e quando vim morar aqui no litoral de SC, comecei a chamar aipim,no Nordeste é macaxeira.Bom,mas não importa o nome,pode-se fazer delícias ou simplesmente apenas cozinhar como acompanhamento de vários pratos.Sábado chuvoso,mandioca na geladeira esperando para ser usada,foi então que lembrei em fazer um bolo de mandioca,pois,como estou com uma amiga da Espanha aqui em casa,seria uma maneira de fazê-la provar essa delícia.Mas como já havia testado uma receita e não gostei do resultado fui a procura de outra e eis que descubro várias....mas me decidi por uma que encontrei no blog cozinhaepoesia.blogspot.com, lá está tudo detalhado,o que facilita muito  na hora do preparo,e então mão massa(quer dizer na mandioca rsrsr). O resultado foi maravilhoso,um bolo macio,delicioso que foi super aprovado por todos e até pela minha amiga espanhola que já pediu a receita.Eu segui o conselho da autora do blog e fiz numa forma de aro removível  que facilita na hora de desinformar o bolo.



Ingredientes:

3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar – querendo menos doce use um pouquinho menos
3 colheres (sopa) de manteiga – por favor prefira a manteiga aqui, pode ser com sal
1/2 xícara (chá) de queijo meia cura ralado – pode-se usar o parmesão sim!
1/2 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de mandioca ralada na parte fina do ralador - aperte bem na xícara para medir
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Coloque a mandioca sobre um pano fino e esprema muito bem, até ficar bem seca como se fosse coco ralado.
Será muito mais fácil e o resultado muito melhor se esse processo for feito aos poucos. Depois de bem espremida, esfarele-a com um garfo e reserve.

Na tigela da batedeira bata a manteiga com as gemas e o açúcar até ficar uma mistura leve e esbranquiçada. Se estiver difícil de bater, adicione 1 ou 2 colheres do leite (foi o que fiz).

Junte a mandioca reservada, o leite e o queijo ralado, Bata somente para misturar. Adicione por fim o fermento e as claras batidas em neve com suavidade.

Passe a massa para uma forma (essa tem aprox. 20 cm de diâmetro) muito bem untada com manteiga ou margarina e enfarinhada.

E leve ao forno preaquecido na temperatura média, em torno dos 180º. E asse até dourar bem, cerca de 40 minutos. Teste inserindo um palito que deverá sair seco.

Desenforme somente depois de totalmente frio.


OBS- A mandioca deve ficar bem sequinha, como se fosse coco fresco ralado.

25 novembro 2009

5 Nhoque de Batata( nhoque da fartura)

Dia 29 é dia de comemorar com nhoque!Escolha uma receita e celebre o dia da sorte!
Conforme a lenda, no norte da Itália,uma família muito pobre dividiu o pouco do nhoque que tinham para comer com um mendigo,cabendo sete pedaços a cada um.Antes de sair o mendigo agradeceu e desejou-lhes muita sorte e fartura.Ao recolher os pratos foi encontrado moedas embaixo do prato e nunca mais faltou dinheiro àquela família.Para quem quer seguir o ritual, a cada dia 29 do mês deve comer nhoque colocando uma moeda embaixo do prato.Os primeiros sete pedaços devem ser comidos ainda em pé.Eu adoro massas e nhoque de batata faz parte dos meus pratos preferidos.Apesar do calor intenso que está fazendo aqui é sempre um prato bem vindo.

1 kg de batatas
1 ovo
2 colheres(sopa) de manteiga
200 gr de farinha de trigo
noz-moscada e sal
Descasque as batatas e cozinhe.Passe pelo espremedor e amasse ainda quente até formar um purê consistente e liso.
Rale a noz sobre o purê,junte o ovo,manteiga e o sal.
Despeje a farinha sobre a mistura e amasse com as mãos até obter uma massa lisa.Molde-a no formato de um rolo.Separe a massa e enrole em tiras compridas de 1,5 cm de diâmetro.Usando uma espátula ou faca corte as tiras em pequenos pedaços do mesmo tamanho.Cozinhe em àgua fervente.Assim que boiarem estão prontos.Sirva com molho de sua preferência.
***Dica: Se a batata estiver muito úmida,deixe um pouco no forno depois de cozinhar para que perca a umidade.

22 novembro 2009

4 Pudim de Claras (Ilha Flutuante)

Quando comecei a postar no blog,fiz um pudim de claras ou Ilha flutuante,nome que encontrei em uma revista.Hoje decidi usar a sobra de claras e fiz novamente esse doce,que aqui em casa faz sucesso sempre.Acompanhado com um creme de baunilha é uma ótima dica como sobremesa.Então vou apenas postar as fotos já que a receita se encontra neste blog.

19 novembro 2009

2 Petit Gâteau

Bom,como prometido e já que estava anciosa para testar a receita,aí estão os petit gâteau do livro OlivierAnquier.Por serem os primeiros e por terem sido devorados em questão de minutos...(rsrsr) acho que estavam maravilhosos!!!
Ingredientes:
120 gr de chocolate amargo picado
100 gr de manteiga
2 ovos
2 gemas
1/4 de xícara de(chá)  açucar
2 colh(sopa) de farinha de trigo
Derreta o chocolate em banho maria e junte a manteiga,mexendo até que fique homogêneo e brilhante.
Bata os ovos,as gemas e o açucar até que os ingredientes fiquem bem misturados.
Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos.Mexa bem.
Misture suavemente a farinha de trigo.
Unte forminhas pequenas,próprias para petit gâteau e polvilhe com farinha.
Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeira por duas horas.
Pré-aqueça o forno ao máximo(250 C).
Asse por 4 a 5 minutos,aproximadamente (teste uma forminha antes,para saber a temperatura correta do seu forno,o petit deve ficar consistente por fora e mole por dentro.)
Desenforme e sirva com sorvete de creme.

18 novembro 2009

3 Visita e Mimos....


Estou muito feliz,pois depois de oito anos sem ver minha sobrinha,que mora na Irlanda,finalmente ela veio passar uns tempos aqui comigo.As novidades sào muitas e até por o papo em dia vai demorar...Ela trouxe alguns mimos da Irlanda e de Madrid,eu adoro receber mimos,rsrsr e já combinamos de fazer algumas receitas para postar  aqui no blog.

16 novembro 2009

4 Taças de Abacaxi Com Creme

Abacaxi,uma de minhas frutas preferidas,com chocolate então,ficou perfeito!
Fácil,rápido e uma saborosa sobremesa para uma tarde chuvosa como hoje.


Primeiro Creme:
500ml de leite
3 colheres(sopa) de amido
1 lata de leite condensado
3 gemas
bata todos os ingredientes e leve ao fogo até formar um creme.Reserve.

Segundo Creme:
1 xícara de cubos de abacaxi
100 gr de chocolate meio amargo picado
200 g de creme de leite

Pique meio abacaxi em cubos e leve ao fogo com 5 colheres de àgua,deixe cozinhar um pouco até secar.(Se preferir pode usar abacaxi em calda).Misture ao primeiro creme,reservando alguns cubos para a decoração.
Leve o chocolate para derreter em banho maria com o creme de leite.
Monte as taças intercalando os cremes e decorando a gosto.

13 novembro 2009

3 O Meu Presente Chegou!!!


O carteiro acabou de deixar o meu prêmio do sorteio do blog da Lu (Na Cozinha da Lu).Já virei todas as páginas,li as receitas e adorei ter o Olivier aqui em casa kkkkk.E a loção,êta nóis....cheirosa!!!!Obrigada,Lu,fiquei super feliz com os mimos e logo,logo vou fazer as receitas,pelo menos uma delas, para postar aqui!Agora com novas receitas do Olivier e Cheirosa com a loção....quer mais?To me achando kkkkkk!Quem ainda não conhece a cozinha da Lu,não sabe o que está perdendo,as receitas e todo blog é maravilhoso e sempre recheado de novidades!Acesse:  malusabioni.blogspot.com Bjus Lu, Sucessos!!!

3 Torta Salgada

Hoje resolvi testar a receita da amiga Marita do blog avental engomado.A receita dela é de torta de calabresa,mas eu fiz com carne moída e ficou muita boa.A massa fica fofinha e foi aprovada.Quem quiser a receita de calabresa é só entrar no blog: aventalengomado-marita.blogspot.com


Massa:
2 xic de farinha de trigo;
1 ovo(eu coloquei 2)
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
1 colher (sopa) de fermentoem pó
sal a gosto.

Recheio:
1/2 kg carne moída
1 cebola média
2 dentes de alho
1 lata de milho verde
10 azeitonas pretas
queijo parmesão ralado.
pimentão,pimenta e sal à gosto.
Bater todos os ingredientes da massa no liquidificador.
refogue a carne com a cebola e alho,acrescente os demais temperos.
Numa forma untada e enfarinhada,coloque a massa e cubra com o recheio.Salpique o queijo e leve para assar em forno médio por 30 min .

10 novembro 2009

2 Torta de Bolacha

Sabe aquele momento de gula que você quer comer um doce e não sabe exatamente o que?Foi assim que juntei o que tinha em casa naquele momento e fiz o  doce que acabou numa torta de bolacha.Simples,mas que acabou sendo a gula do momento.



Ingredientes:


1 cx (200g) de creme de leite

1 pote de 250 g de nata

300 g de bolacha Maria

100 g de chocolate meio amargo

80g de biscoito recheado

3 claras em neve

3 colh (sopa) de açucar

guaraná

Bata as claras em neve e misture o açúcar batendo bem.Adicione o pote de nata e misture suavemente.Umedeça as bolachas no guaraná e arrume num refratário.Cubra com uma camada do creme de nata.Separe os biscoitos recheados um do outro e monte uma camada,continuando depois com as bolachas até terminar o creme,sendo a última camada de bolacha..Derreta o chocolate meio amargo com o creme de leite em banho Maria e cubra a torta.

08 novembro 2009

4 Bolinho de Peixe

Hoje a receita é com peixe,conhecido como emplastro.O emplastro é um tipo de  arraia que é da mesma família do tubarão.Por sua carne ser fibrosa é muito usada na preparação de bolinhos e estopa( um prato típico aqui do litoral catarinense).A estopa é feita com a carne cozida e desfiada e com vários temperos.
Mas hoje a receita é de bolinho feito com emplastro.


Ingredientes:
4 batatas médias cozidas e amassadas
2 ovos
1/2 kg de emplastro cozido e desfiado
1/2 xícara de farinha de rosca
sal e tempero a gosto.
óleo para fritar
Misture todos os ingredientes e faça bolinhas fritando no óleo bem quente.

05 novembro 2009

3 Promoção do Blog da Alessandra


A Alessandra do blog   http://alessandraartecia.blogspot.com/ está fazendo uma promoção para registrar o primeiro aniversário do blog e quem vai ganhar um presente somos nós.Parabéns amiga e que continue por muitos outros anos compartilhando as suas artes com todos.

03 novembro 2009

6 Vou Viajar Com O Olivier Pelo Brasil!

 Acabei de ler o recadnho da Lu ,do blog Na Cozinha da Lu ,que fui uma das sortudas a ganhar um dos prêmios do sorteio que ela nos deu a oportunidade de participar.Eu adoreiii saber que ganhei o livro do Olivier e poder viajar através dele por todo Brasil,isso sem contar que vou toda perfumada com a loção que está no pacote do prêmio, afinal com um gato como ele  tem que estar no mínimo cheirosinha,não é mesmo?rrsrsrr.Estou super feliz e agradeço a Lu pelo sorteio.Agora é esperar anciosa a chegada tão esperada!Valeu.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...